A região do São José II é marcada pela presença de residenciais fechados, tanto na própria região quanto nas suas proximidades, alguns exemplos são o Bougainvillee IV, o Residencial São Luiz e o Bosque Três Marias, por exemplo.
Pouco explorada comercialmente, a localização tem como principal atrativo a proximidade com a natureza, sendo coberta em boa parte por áreas preservadas.
A região de São José II, em Peruíbe, é bastante procurada por moradores que desejam viver em residenciais fechados. No entanto, a área e seus arredores também atraem investidores devido à crescente valorização da região, bem como àqueles que buscam um contato mais próximo com a natureza.
São comuns as ofertas de terrenos na região, além é claro de casas dentro e fora dos residenciais. A precificação varia bastante por conta dessa diferenciação, já que imóveis que fazem parte de residenciais fechados terão um valor mais elevado do que casas e terrenos fora deles. Isso porque considera-se o valor agregado de morar em locais com uma estrutura própria de segurança, serviços e demais comodidades.
Isso tudo sem abrir mão do fácil e rápido acesso à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, permitindo o deslocamento entre cidades vizinhas e a própria capital, São Paulo, sem maiores problemas.
Ainda que a própria região não seja um polo comercial da cidade, o acesso à Avenida Luciano de Bona é super rápido, sendo que é uma das principais faixas de comércio de Peruíbe - além de uma via útil para acessar diversos outros bairros e regiões.
Para quem deseja aproveitar as praias locais, basta um trajeto de carro de aproximadamente 10 a 15 minutos, considerando a maior parte da região de São José II. Assim, os moradores podem desfrutar da beleza natural das praias de Peruíbe com facilidade.
O lazer na região do São José II tende a ser, para os moradores dos residenciais, sinônimo de áreas de lazer e recreativas dentro das dependências do próprio residencial. Com o uso de quadras poliesportivas, piscinas, salões de festas e áreas comuns junto aos familiares e demais condôminos.
Em geral, as atividades de lazer na região estão centradas em caminhadas e no contato próximo com a natureza, proporcionando uma excelente qualidade de vida aos moradores. No entanto, a região possui poucos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.
Contudo, o acesso à Avenida Luciano de Bona abre um universo de possibilidades aos moradores, já que se trata de uma via próxima e extremamente rica em comércios e, caso seja usada para acessar outros bairros e regiões, em alguns minutos de carro é possível chegar a mercados, unidades de saúde e outros pontos essenciais para a rotina na cidade.